O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
CAN 2013: Cabo Verde joga com Madagáscar criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 0
FracoBom 
Escrito por AB   
31-Out-2011
Os Tubarões Azuis entram em campo no próximo mês de Janeiro para enfrentar Madagáscar na segunda ronda de qualificação para o CAN’2013, que irá acontecer na África do Sul.

Mal falhou a qualificação para o CAN 2012, a selecção nacional já vai começar o apuramento para o torneio do ano seguinte. É que esta qualificação será feita no sistema de eliminatórias, visto que a partir de 2013 a CAF pretende que o Campeonato Africano das Nações passe a ser disputado em anos ímpares, para não coincidir com os anos do Mundial de futebol.

A África do Sul, como país organizador, apura-se directamente. Sobram 46 selecções que tentam um lugar na prova. Destas, as 16 que estão no CAN’2012 ficam isentas das duas primeiras rondas de apuramento e entram apenas na ronda final de acesso ao CAN. Neste caso, já só restam 30 equipas.

A primeira ronda de apuramento acontece entre quatro selecções: Seychelles x Suazilândia e São Tomé x Lesoto. As duas vencedoras irão juntar-se a outras 26, somando 28 – em que entra Cabo Verde – que joga uma eliminatória a duas mãos, para se encontrar mais 14 selecções qualificadas para a última fase.

Na última ronda de qualificação, as 14 selecções saídas da segunda fase vão medir forças com as 16 selecções que vão disputar o CAN’2012 no próximo ano, no Gabão e na Guiné Equatorial. Os jogos serão a duas mãos e acontecem em Setembro e Outubro de 2012, para se encontrar as 15 finalistas. Estas irão juntar-se à África do Sul como os 16 países apurados para a CAN’2013.

Sendo assim, neste novo sistema, Cabo Verde poderá realizar apenas quatro jogos, caso vença o Madagáscar – depois encontra um adversário mais forte -, para tentar chegar pela primeira vez a um CAN.

Questionado pelo asemanaonline se desta forma o nosso país tem mais possibilidades de chegar ao CAN, o seleccionador nacional, Lúcio Antunes, considera que “tudo é possível” e irá depender dos adversários. E por falar em adversários, Lúcio informa que já vai começar a preparar o jogo com o Madagáscar, observando esta selecção no mês de Novembro, nos dois jogos com a Guiné Equatorial de acesso ao Mundial de 2014.

Cabo Verde poderá no próximo ano defrontar o Madagáscar por duas vezes. É que, caso vença a Guiné Equatorial, irá fazer parte do grupo dos Tubarões Azuis na segunda fase de apuramento para o Mundial de 2014, juntamente com a Tunísia e Serra Leoa.

Com contrato até 2012, Lúcio Antunes está confiante de que vai comandar a selecção numa inédita qualificação ao CAN.

 
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2017 Portal da Ilha do Fogo
Home