terça-feira, 23 abril 2024

H História Santa Catarina do Fogo

Município de Santa Catarina do Fogo

O município de Santa Catarina está situado no sudeste da ilha do Fogo na freguesia do mesmo nome, ocupando uma área de aproximadamente 125 Km2, limitada pelo concelho dos Mosteiros em Baleia e por São Filipe na localidade de Saltos e uma população residente de 5.299 habitantes, sendo 2.596 masculino e 2.702 feminino, repartida em 930 famílias segundo o CENSO 2010.

25 de Novembro,  é o dia do município e de Santa Catarina, sua padroeira, cujas festas e celebração já atrai uma grande quantidade de pessoas oriundas não só de toda a ilha, mas também das outras ilhas e da sua enorme diáspora, em especial dos Estados Unidos da América

A sede do Concelho é a cidade de Cova Figueira, por onde passa a via principal que liga a cidade de S. Filipe, capital da ilha e a cidade de Igreja, capital do concelho dos Mosteiros. A sua população distribui-se por 16 povoados: Chã das Caldeiras, Cabeça Fundão, Achada Furna, Fonte Aleixo, Estância Roque, Mãe Joana, Baluarte, Roçadas, Monte Vermelho, Daca Balaio, Fonte Cabrito, Cova Matinho/Tinteira, Domingos Lobo, Maria da Cruz, Cova Figueira, Achada Poio.

Santa Catarina é um município predominantemente rural, embora sua localização mais ou menos no litoral, atraia as populações para a pesca. O litoral é escarpado e de difícil acesso.

A maioria da população está empregue no sector primário, nomeadamente na agricultura de sequeiro, pecuária extensiva, e pesca. Em algumas localidades, começam a aparecer pequenos focos de agricultura de regadio, com recurso a micro-irrigação (gota a gota).

O sector secundário é ainda incipiente, embora começe a aparecer algumas indústrias familiares, nas áreas de carpintaria, reparações e artesanato.

O sector terciário, nomeadamente os serviços públicos, encontra-se ainda em fase incipiente. Os serviços de restauração praticamente são inexistentes salvo um ou outro bar/restaurante que em situação pontual poderão prestar este tipo de serviço.

O município de Santa Catarina do Fogo é uma das mais belas regiões do Fogo, possuindo uma diversidade de cores naturais - característica da sua vegetação - e imponentes montanhas que lhe atribuem uma beleza singular.

Aliadas às suas potencialidades naturais, nomeadamente agrícolas, o município encerra em si um enorme potencial turístico que está ainda por descobrir, não só na beleza do seu Vulcão, dos seus recantos, na cultura e tradições do seu povo.

De entre os variadíssimos pontos turísticos, podem-se destacar os seguintes: o Vulcão e a sua cratera e o parque natural, bem como a Bordeira e o impressionante roteiro para os amantes do montanhismo e da natureza, além das grutas e algumas praias de areia negra.

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)