O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
Cabo-verdiana no campeonato mundial de cadetes em atletismo criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 0
FracoBom 
Escrito por AB   
06-Jul-2011

A jovem atleta, Lidiane Lopes de 16 anos, natural da ilha do Sal é a única atleta a representar Cabo Verde no Campeonato Mundial de Cadetes em atletismo que começa hoje, quarta-feira, 6 de Julho, na cidade francesa de Lille. A actual campeã nacional dos 200 e 400 metros só vai correr na categoria dos 200 metros. Esta competição internacional reúne atletas de 139 países.

Esta é a primeira vez que Lidiane Lopes participa num campeonato internacional. Depois de arrebatar o ouro nas categorias de 200 e 400 metros, conseguiu o passaporte para participar no campeonato mundial de cadetes em atletismo, através de um convite de Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA). A velocista está em França desde segunda-feira, dia 4 de Julho, acompanhada de seu treinador Júlio Nagana.

A jovem vem fazendo treinos intensivos nos últimos meses. Todos os dias, durante quatro horas, duas de manhã e outras tantas à tarde percorreria as pistas de Marcelo Leitão e de um campo improvisado em terra batida, no Sal. Só no fim do mês de Junho, a atleta mudou para a Praia, onde passou a treinar no Estádio da Várzea. O objectivo principal é não fazer feio e, quem sabe, conseguir um lugar honroso para Cabo Verde.

O treinador está consciente de que, diante de tantas competidoras de peso, é quase impossível a atleta conseguir uma medalha. “O nosso principal objectivo é passar na primeira eliminatória e ficar entre as primeiras 40 atletas. Vamos competir com os melhores do mundo na modalidade, caso dos Estados Unidos da América”, realçou Nagana.

Lidiane Lopes é apenas uma das 37 adolescentes que são seguidas pelo treinador Nagana. É que pela sua escola de atletismo, no Sal, este têm estado a despontar atletas, masculinos e femininos, que levam o treinador a acreditar que o Sal dispões de grandes potencialidades nesta modalidade. Larissa Estrela, Paula, Evans e Nuno destacam-se como “atletas promessa” que merecem todo o apoio para atingirem o seu máximo.

 
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2017 Portal da Ilha do Fogo
Home