O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
SANTA CATARINA UM PONTO DE INTERROGAÇÃO...(?) criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 0
FracoBom 
Escrito por Lucilio F. Alves   
06-Ago-2009


Porque será que o Estádio de Monte Pelado esta horrível? Essa é uma pergunta que buzina sem parar na cabeça dos amantes do Futebol. E o restante dos outros Estádios de Freguesia de Santa Catarina porque não reformam pelo menos o básico?



lucilio-1.gif
A situação dos campos de Futebol da Freguesia de Santa Catarina é bem mais grave do que parece, mesmo sendo pouco. O campo considerado maior (Monte pelado) não consegue mais suportar 90 minutos de jogo sem ficar esburacado e cheio de pedras e cutelos. A situação do piso é semelhante a algumas ruas e estradas da nossa Freguesia, que em época de chuva e não só perde a maquiagem e mostra a verdadeira cara.

Os dirigentes das equipes locais e de Desportivo (Equipe Federado do Concelho) juntamente com os jogadores estão literalmente sem saber onde mandar os jogos das festividades de Santa Catarina que é uma vergonha assistir naquele campo recebendo equipes que vem das outras ilhas e até de fora.

Desde algum tempo que Desportivo vem participando em todos os campeonatos do Fogo, e a pergunta que não se cala é porque não jogaram nenhuma partida em casa, isto é no Estádio de Monte Pelado? Que esses anos todos têm que deslocar sempre para jogar em Mosteiros ou em São Filipe e até em São Lourenço.

É notável a cada dia o público que vem crescendo no Estádio Monte Pelado para assistir as partidas de Campeonato de Zona, uma moldura humana que praticamente não vai só para torcer a favor das suas equipes, mas sim para fazer amigos, mostrar potencialidade das suas localidades bem como partilhar de diferentes Histórias que cada um trás para contar na bancada do Campo.

Esse evento reúne População de todo canto da Freguesia de Santa Catarina desde Achada Poio até Tinteira, de Chã das Caldeiras a Monte Vermelho, mas a dificuldade na organização vem constatar – se a cada ano que se passa. Podia fazer desse evento algo que gera recursos e tentar pelo menos criar condições favoráveis para que os atletas e torcedores se sintam em casa.

O piso do Campo, a Estrutura das Bancadas os Balneários e a Vedação, são partes importantes que precisa de pelo menos alguns tempos de cuidados de reforma e de novas construções. Só que, infelizmente, esse prazo para execução desse trabalho torna- se difícil a cada dia que passa, para não dizer impossível, já que os jogos do Campeonato de Zona começam em Junho onde as Equipes disputam as primeiras partidas do inicio do Campeonato, logo depois já estamos próximo as Festividade de Nha Santa Catarina no mês de Novembro onde o Desportivo marca a presença no torneio quadrangular com outras equipes de outros Municípios e de Fora.

O Campeonato Regional do Fogo começa logo no inicio do ano, onde Desportivo marca mais uma presença, juntamente com outras equipes disputam não só o Regional, mas a taça de Fogo também. Aí é notável ver que o campo Monte Pelado fica desocupado logo no inicio do ano, durante esse tempo sem condições de receber nenhum jogo, somente os treinos da Equipe de Desportivo que não tem por onde correr. Podemos verificar que a tempo de sobra para melhorar o nosso Estádio de Futebol, dando assim condições mínimas para Atividades de Esporte.

Em meio a esse caos que o Futebol de Santa Catarina vive, será que é possível ver uma luz no fim do túnel? A notícia que percorre por todo canto do país é que a FIFA em parceria com o Governo de Cabo Verde vão trabalhar no sentido de que todos os Municípios têm que ter um Campo de Futebol com Relva sintética. Será que a situação passa de água para o vinho? A resposta é bem simples: o Futebol em Santa Catarina corre certo risco de acabar nos próximos anos, já que não teremos Campo de Futebol, uma vez que, ao que parece o Estádio Monte Pelado só terá verba para sua construção se a direção responsável pelo Desporto em Santa Catarina não ficar sentado somente no gabinete se refrescando e vendo projectos escritos no papel sem avanço nenhum, esperando mês de Junho chegar para organizar um torneio mal organizado com promessas de prêmios inexistentes, que quando acabar os jogos em vez de se comemorar, é lamentar uma decepção terrível dos atletas e dos torcedores.

O que nos resta é rezar para todos os santos, fazer promessas, e se benzer porque se não a coisa vai ficar feia. 


Lucílio F. Alves                                                                                          Estudante da GraduaçãoDo Curso de Psicologia naUniversidade de Fortaleza – BRASILPhone: 8591754612 – 8587227278 Emails: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Naturalidade: Cabo Verde, Freguesia de Santa Catarina Ilha do Fogo, Monte Vermelho
                    
Comentarios (2)Add Comment
História
escrito por Napoleão Andrade, Setembro 02, 2009
Sabia que o Quim de Bébé de Mosteiros (neto de Baluarte Baixo)é que tinha marcado o único golo que deu vitória de Cova Figueira sobre o Benfiquinha. Ah, então não sabia? Nesse jogo ele tinha rabentado também a barra que foi substituída por uma de caparati guardada em caso de emergência na casa de Cristiano na ribeira. Ah, quase esquecia... ele também foi o primeiro que fêz demonstração de artes marciais (donativo para o JAC-PAI)no largo da Igreja de Cova Figueira com a presença de quase 1200 pessoas.
Testemunho Ocular
escrito por Testemunho Ocular, Agosto 30, 2010
Confirmado! Joguei nessa partida e presenciei a demonstração do karaté que ninguém tinha a mínima idéia o que éra. Foi espectacular e muita invasão de pessoas.

Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley

Copyright 2007. All Rights Reserved.
busy
 
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2017 Portal da Ilha do Fogo
Home