sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Santa Catarina recebeu ambulância nova e equipada financiada pelo Fundo do Turismo

 O município de Santa Catarina do Fogo foi contemplado com uma ambulância nova, equipada e preparada para a realidade do município visando a melhoria da prestação na qualidade de serviços de saúde.

A viatura que já se encontra na cidade de Cova Figueira foi financiada pelo Governo, através do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo, cujo gestor, há dois anos, tinha prometido este equipamento preparado para o turismo para o município de Santa Catarina, com destaque para Chã das Caldeiras, o principal ponto turístico de Santa Catarina e da ilha.

Para as autoridades locais de Santa Catarina a chegada da ambulância é a concretização de um sonho que há muito a sociedade ansiava e vai proporcionar melhorias na qualidade da prestação de serviços de saúde quer à população local como de turistas, através de transferências de pacientes, atendimento de primeiros socorros, com maior segurança e conforto, já que a ambulância está equipada com macas, cadeiras de rodas, ar condicionado, equipamentos de oxigénio, entre outros.

O presidente da câmara, Alberto Nunes disse que a ambulância foi disponibilizada para Chã das Caldeiras, mas vai ficar no centro de Saúde para o transporte de doentes, e servirá para a segurança turística de Chã das Caldeiras, sempre que for necessário, já que a mesma está adaptada para garantir um turismo seguro.

O acto formal da entrega deste equipamento está agendado para o dia 18 de Janeiro na cidade de Cova Figueira e segundo o autarca deve contar com a presença do gestor do Fundo do Turismo, Manuel Ribeiro, e possivelmente com representantes do Ministério da Saúde e da Segurança Social.

A aquisição desta ambulância, devidamente equipada e preparada para a realidade do município, visa garantir as condições para um turismo em segurança.

O médico responsável pelo centro de Saúde de Cova Figueira, sede do município, Amilton Gamboa, contactado pela Inforpress, afirmou que a viatura se encontra no município e que está equipada tendo em conta a realidade.

A Inforpress soube que neste momento o município de Santa Catarina do Fogo não dispõe de ambulâncias a funcionar e o transporte de doentes para o hospital regional é feito através de uma viatura de caixa aberta.

As duas ambulâncias, uma do centro e outra da protecção civil estão avariadas há vários meses em São Filipe para eventual reparação.

O responsável do centro indicou que as perspectivas para 2021 são boas para o centro de Saúde já que poderá evoluir para uma delegacia de Saúde com autonomia própria já que até este momento funciona na dependência da delegacia de Saúde de São Filipe.

Em fase avançada está o processo para instalação do centro de Saúde Reprodutiva num espaço próprio e, neste momento, está-se na fase de remodelação do edifício que vai albergar este centro.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)