sexta-feira, 29 março 2024

N Notícias

Municípios portugueses irmanados com Mosteiros e Instituto Politécnico de Bragança manifestam pesar aos Mosteiros

Os municípios portugueses geminados com Mosteiros e a escola superior de comunicação, administração e turismo de Mirandela/Instituto Politécnico de Bragança manifestaram pesar ao presidente da câmara e à família do estudante pela morte de Giovani dos Santos Rodrigues.

A presidente da câmara de Amadora, Carla Tavares, segundo a pagina na Internet da autarquia dos Mosteiros, salientou que foi “com grande consternação” que tomou conhecimento do falecimento de Luís Giovani ocorrido a 31 de Dezembro de 2019, em Bragança, vitima de agressão, assim como “das pesarosas circunstâncias em que a mesma aconteceu”.

Segundo nota publicada na pagina da Câmara Municipal dos Mosteiros, a autarca portuguesa afirmou que “é com profundo pesar que a Câmara de Amadora expressa as mais sinceras condolências, não só a toda a comunidade dos Mosteiros, mas a todos os amigos e familiares enlutados pelo desaparecimento do estudante”.

A autarquia da Amadora com a qual Mosteiros celebrou protocolo de cooperação em Setembro de 2019 manifestou a disponibilidade em colaborar com o município foguense no que for necessário.

O presidente da câmara dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira, recebeu ainda telefonemas do secretário de Estado do Ensino Superior de Portugal, João Sobrinho Teixeira, e dos presidentes das câmaras de Ansião e Entroncamento, geminados com Mosteiros, que manifestaram solidariedade e pesar.

Do município de Mirandela chegou aos Mosteiros uma nota em que aquela autarquia manifesta o seu “profundo pesar” pela morte de Luís Giovani dos Santos Rodrigues, aluno do curso de design de jogos digitais da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, tendo manifestado à família “total solidariedade e disponibilidade de apoio neste momento de dor imensa”.

A escola superior de comunicação, administração e turismo do Instituto Politécnico de Bragança salienta, em nota assinada pelo pro-presidente, Luís Carlos Pires, que “vivemos um momento de luto pelo falecimento do nosso aluno Luís Giovani dos Santos Rodrigues”.

Segundo a nota, “a escola, os alunos, funcionários docentes e não docentes, lamentam o falecimento do aluno Luís Giovani dos Santos Rodrigues e repudiam qualquer forma de violência”, seja ela de que natureza for e qualquer que seja o seu contexto ou motivação.

A escola em articulação com o Instituto mostra, neste momento de dor, a total disponibilidade para auxiliar no que for possível, pese embora tenha a consciência de que nada poderá reparar a perda.

“Independentemente dos contornos que tenham sido suscitados, o desenlace não é aceitável, não é admissível, pelo que, enquanto academia, enquanto membros desta sociedade de tolerância em que acreditamos viver e para a qual queremos contribuir, na sua construção e solidificação, manifestamos toda a nossa confiança no cabal esclarecimento, pelas autoridades competentes, dos acontecimentos que levaram a este dramático e infeliz desenlace”, refere a nota da escola, vincando que “Giovani não pode ter partido em vão”.

Esta quinta-feira o presidente da câmara dos Mosteiros, estabeleceu um contacto, através de videoconferência, com os estudantes que frequentam cursos no Instituto Politécnico de Bragança acompanhados do presidente da instituição.

Durante a conversa o autarca mosteirense reiterou a disponibilidade da autarquia em colaborar com todos os que estão em formação no IPB neste momento difícil de dor e de consternação.

Carlos Fernandinho Teixeira falou também com os colegas que estiveram com Giovani, tendo apelado à calma e serenidade nesta hora que classificou de “difícil para todos” e pediu os estudantes para colaborarem com as instituições.

Garantiu aos estudantes que a autarquia mosteirense está e vai continuar a acompanhar o caso de perto, disponibilizando o apoio necessário aos estudantes dos Mosteiros em formação no referido instituto.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)