sexta-feira, 19 abril 2024

N Notícias

ICIEG promove sessões de sensibilização para participação paritária de homens e mulheres na política

O Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) promove hoje e amanhã, no Fogo, sessões de sensibilização para participação paritária dos homens e das mulheres na vida política e nos processos de tomada de decisão.

Uma nota de imprensa desta instituição revela que, com a aprovação, o ICIEG inicia o trabalho de  sensibilização no terreno como estratégia de promover um “maior engajamento” da sociedade cabo-verdiana, visando a participação paritária dos homens e das  mulheres na vida política e nos processos de tomada de decisão.

“A igualdade de oportunidades para mulheres e homens é, para além de um imperativo de justiça e direitos humanos, uma questão de desenvolvimento sustentável, dai que perpassa por medidas para assegurar uma real participação equilibrada de ambos os sexos na vida pública e política”, refere a nota de imprensa, salientando que a materialização desta formação em todos os municípios, é feita em estreita parceria com a cooperação espanhola e conta com alto envolvimento de todos os partidos políticos e das câmaras municipais.

As acções de sensibilização decorrem de forma simultânea nos municípios de São Filipe para os representantes deste município e os de Santa Catarina, e no municipio dos Mosteiros

Até este momento, o instituto já capacitou mais de 400 pessoas e constituiu 20 grupos promotores de igualdade de género, além de ter capacitado os quadros técnicos da administração pública e membros do Comité Interministerial da abordagem de género, sendo que a meta é a materialização de índices mais satisfatórios que reflictam a realidade e conduzam a uma sociedade mais justa e coesa, baseada no princípio da igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos.

O ICIEG conta com a colaboração de todos para atingir o quinto Objectivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2017-2030, possibilitando dessa forma uma maior participação das mulheres nos processos de tomada de decisão.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)