quinta-feira, 25 abril 2024

N Notícias

PR preside em Outubro abertura do encontro internacional sobre “os cuidados paliativos em Cabo Verde”

O Presidente da Republica de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, vai presidir, em Outubro, o encontro internacional sobre os cuidados paliativos em Cabo Verde, que decorre de 03 a 05 do próximo, mês na cidade de São Filipe.

A Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), organizadora do encontro, em parceria com hospital regional São Francisco de Assis e outras instituições, nacionais e estrangeiras, avançou à Inforpress que Jorge Carlos Fonseca vai presidir ao acto da abertura.

Além do Chefe de Estado, a cerimonia de abertura do encontro, que decorre nas instalações do auditório padre Pio Gottin, contará também com intervenções do encarregado do escritório da Organização Mundial de Saúde em Cabo Verde (OMS), Tomás Valdez, do director nacional da saúde, Artur Correia, assim como a intervenção do padre Ottavio Fasano, da ASDE.

A primeira sessão do encontro internacional sobre cuidados paliativos em Cabo Verde, cujo lema é “dignidade humana até o fim da vida”, vai abordar a questão “A cultura dos cuidados em Cabo Verde”, subdividido em vários subtemas, como “actividades médicas hospitalares do hospital regional São Francisco de Assis – evolução”, “desafios da abordagem do cancro em África” e “os cuidados paliativos no contexto da cobertura universal da saúde e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030”.

O tema é moderado por Dario Dantas dos Reis e conta com apresentação do director do hospital regional, Evandro Monteiro, da especialista em oncologia médica e directora de serviço de oncologia do hospital Agostinho Neto, Hirondina Borges, e pela conselheira técnica para as emergências no escritório da OMS em Cabo Verde, Flávia Semedo.

Já a segunda sessão tem como tema central “a cultura dos cuidados paliativos”, m com dois subtemas “o centro de cuidados paliativos Nossa Senhora de Encarnação” e “os cuidados paliativos como um dos eixos prioritários da acção do plano estratégico nacional de controlo do cancro”.

Esta sessão tem como moderador o representante da câmara da Brava, Danilson Andrade, e apresentadores a médica-cirurgiã e especialista em cuidados paliativos Behnaz Saber, e pela coordenadora do programa nacional de prevenção e controlo das doenças oncológicas, Carla Barbosa.

A terceira sessão tem como assunto principal “a cultura da humanização dos cuidados”, com dois aspectos fundamentais, “a dignidade até ao fim da vida”, apresentado pelo padre Ottavio Fasano, e uma aula magna sobre os cuidados paliativos a cargo do especialista em cuidados paliativos/director de Saúde da Fundação FARO (Itália), Alessandro Valle, além de exibição de um vídeo com testemunho do hospício FARO, sendo que a moderação do tema estará a cargo do autarca dos Mosteiros, Carlos Fernandinho Teixeira.

A penúltima sessão aborda “a cultura da multidimensionalidade dos cuidados”, com quatro subtemas “enfermeiro no hospício: cuidados, competências, confiança”, “a espiritualidade nos cuidados de enfermagem a pacientes paliativos”, “a intervenção psicológica nos cuidados paliativos” e “assistência alimentar e nutricional nos cuidados paliativos”.

A sessão é moderada pelo autarca de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, e os temas são apresentados pela enfermeira especialista em cuidados paliativos, Antonella Milo, pela coordenadora do curso de enfermagem da universidade Única, pela psicóloga clinica do hospital regional, Nádia Ramos e pela directora do serviço de nutrição e dietética no hospital regional e nutricionista da região sanitária Fogo/Brava, Delisa Martins.

A última sessão, moderada pelo autarca de São Filipe, Jorge Nogueira, incide sobre a realização de um projecto compartilhado, que antecede o encerramento do encontro pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

Os participantes participam numa visita guiada às obras do centro de cuidados paliativos Nossa Senhora de Encarnação e visita às estruturas sanitárias em São Filipe.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)