sábado, 20 abril 2024

N Notícias

Cidadão dinamarquês condenado a cinco anos de prisão, suspensa sob condição de doar 500 mil escudos a cinco instituições sociais

O tribunal de São Filipe condenou hoje o cidadão dinamarquês Morten Vicent a cinco anos de prisão, suspensa por igual período sob condição de pagar, em seis meses, 500 contos a cinco instituições de cariz social.

Morten Vicent, casado com uma cidadã cabo-verdiana e residente há vários anos na ilha do Fogo, onde tem investimento no sector do turismo, foi julgado por alegadamente ter agredido a 11 de Julho de 2016, um emigrante com uma arma de fogo e de receber a tiros agentes da Policia Nacional que se deslocaram à sua residência.

O advogado Nilton Nunes, que acompanhou todo o processo, disse à Inforpress que o cidadão foi condenado pelos três crimes de armas, dois de disparo e um de resistência contra as autoridades e absolvido do crime de intimidação à população, tendo o tribunal lhe condenado numa pena única de cinco anos de prisão.

A suspensão foi sob condição e no prazo de seis meses Morten Vicent terá de fazer prova de que doou o valor de 500 mil escudos a cinco instituições, pois caso contrário a suspensa fica revogada e passa a cumprir os cinco anos de prisão.

Igualmente o tribunal, durante a sentença lida hoje, declarou perdida a favor do Estado as armas apreendidas nas buscas efectuadas na altura na residência e estabelecimentos do cidadão, nomeadamente uma metralhadora automática, supostamente utilizada nos disparos contra agentes da polícia, duas espingardas de ar comprimido para caça, uma caçadeira e uma arma conhecida como “besta”, que é um dispositivo composto por arcos e fechas com pontas metálicas, e as centenas de munições para serem destruídas.

O advogado adiantou à Inforpress que não vai recorrer da sentença do tribunal da primeira instância porque desde início defendeu a suspensão da pena e não uma prisão efectiva, pese embora considere a sentença “um pouco pesada”.

Os outros dois envolvidos no processo, ambos cidadãos nacionais, foram condenados a pena de multa.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)