quinta-feira, 28 março 2024

N Notícias

Fogo: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima vai ser instituída a 28 de Novembro

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima, com sede em Ponta Verde, vai ser formalmente instituída no dia 28 de Novembro com a celebração de uma eucaristia presidida pelo cardeal Dom Arlindo Furtado.

Esta paróquia, que surge da divisão da actual paróquia de São Lourenço, terá como pároco o padre Egídio Santos, que assim acumula esta função com a do pároco de Nossa Senhora de Ajuda (Mosteiros) e, segundo uma fonte da paróquia de São Lourenço, será empossado no cargo no dia 28 de Novembro.

A decisão da criação da paróquia de Nossa Senhora de Fátima saiu da reunião do Conselho Presbiteral da Diocese de Santiago que apresentou como justificativo o facto da actual paróquia de São Lourenço ser “muito extensa e dispersa”, mas também pela “dinâmica que a própria comunidade de Ponta Verde apresenta em termos de pastoral”.

Com a divisão, a actual paróquia de São Lourenço passa a cobrir as zonas que se estendem desde Bernardo Gomes até Às-Hortas (zona baixa), passando por Lomba, Velho Manuel, Ribeira Filipe até Campanas de Cima (norte alto), ficando as zonas que vão desde Às-Hortas até Campanas de Baixo, passando por Ponta Verde (sede), Galinheiro e S. Jorge (norte baixo) integrados na paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

A Paróquia de São Lourenço foi a segunda a ser criada a nível da ilha e, relatos históricos dispersos em vários documentos, dão conta da existência, no ano de 1556, da freguesia/paróquia de São Lourenço, assim como da existência da ermida do morgadio de Pombal.

A actual paróquia de São Lourenço que coincide com a freguesia com o mesmo nome, é a mais setentrional do município de São Filipe e ocupa uma área de 96 quilómetros quadrados, maior que a ilha Brava, e que os municípios dos Mosteiros e Santa Catarina, e segundo dados do censo de 2010, contava com cerca de nove mil habitantes (8.899), maior que a população da Brava e de Santa Catarina do Fogo.

Com a instituição da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a ilha do Fogo passa a contar com cinco paróquias, nomeadamente as de Nossa Senhora da Conceição, São Lourenço e Nossa Senhora de Fátima, no município de São Filipe, a de Santa Catarina, no município de Santa Catarina do Fogo, e a de Nossa Senhora da Ajuda, no município dos Mosteiros.

Ponta Verde, localizada a cerca de 10 quilómetros a norte da cidade de São Filipe, numa zona de microclima especial, vai ser a sede da mais nova Paróquia.

Além de ser a sede da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Ponta Verde, dispõe de várias infra-estruturas, como posto sanitário, centro de extensão rural, polo do ensino básico integrado, o mais moderno liceu de Cabo Verde, jardim-de-infância, centro de formação profissional, igrejas, redes públicas de água e electricidade, estrada asfaltada e dentro de pouco tempo vai albergar a delegação municipal para servir toda a zona norte do município de São Filipe.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)