quarta-feira, 21 abril 2021

D Desporto

Federação Cabo-verdiana de Futebol disponibiliza sete autocarros a associações regionais

As Associações Regionais de Futebol de Santo Antão Norte e Sul, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Santiago Norte e  Fogo foram hoje contempladas com um autocarro cada, entregues pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

O vice-presidente da FCF, Inácio Carvalho, disse que este acto, integrado  no âmbito do programa ‘Forward’, é  um “feito inédito e de muita importância” para o desporto cabo-verdiano, visto que as associações e os clubes se deparam com “muitas dificuldades”.

“Os autocarros permitem a mobilidade aos fins-de-semana quer para os candidatos regionais  ou nacionais, quer para os clubes, e isso é um grande contributo da Federação Cabo-verdiana de Futebol”, argumentou.

Inácio Carvalho  assegurou que a FCF está determinada em reforçar as parcerias internacionais e nacionais para melhoria da prática do futebol.

O responsável realçou que esta é a primeira fase, mas garantiu que a federação está a trabalhar para que, em breve, possa haver uma segunda fase, visto que existem ilhas, no caso Santo Antão, que necessitam de mais um autocarro para aliviar a pressão.

“A próxima fase diria que será muito em breve, porém ainda não temos uma data concreta, mas já estamos a trabalhar nesse aspecto, para que as outras regiões também possam receber os seus autocarros”, assegurou.

Afirmou que se trata de um investimento de “muitos milhares  de contos”, que foi possível no quadro da parceria com a FIFA.

O presidente da Associação Regional Santo Antão Norte, Pedro da Cruz, uma das contempladas, considerou  que um autocarro não é suficiente para as duas associações da ilha de Santo Antão, mas, mesmo assim, congratulou-se com a iniciativa.

“Temos de ter capacidade para fazer uma boa gestão neste momento, mas apelamos a federação para que cada uma das regiões possa ter o seu próprio autocarro, visto que a ilha é muito dispersa” concretizou.

Pedro da Cruz salientou, ainda, que esta doação vai descongestionar as despesas nas deslocações dos clubes aos estádios para os treinos e jogos.

“Vai ser complicado, mas cabe a nós, os presidentes,  fazer essa gestão para que todos possam sair a ganhar”, admitiu

O presidente da Associação Regional de Santo Antão Sul, Fernando Lima, por seu lado, também partilhou a mesma opinião do seu colega, da necessidade de mais um autocarro, devido a dispersão geográfica da ilha

Por seu lado, o presidente da Associação Regional do Maio, Manuel Oliveira, disse que a doação se reveste de um “grande significado” para a ilha, isso porque, segundo ele,  o transporte para os atletas foi sempre uma “preocupação”, daí esperar que os desportistas saibam tirar “um bom aproveito” destes veículos.

Nesta primeira fase, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) chegou  a um acordo com a seguradora Garantia, que se vai ocupar do seguro obrigatória das referidas viaturas.

Inforpress/Fim

Comments powered by CComment

Agenda/Eventos

No events

Diáspora

Crónicas

Carta do Leitor

Guia Turístico

Inquérito

Nothing found!

logo fogoportal white

Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)