A câmara dos Mosteiros organiza sexta-feira, 19, uma feira de artesanato para celebrar o dia do artesão e do pai e ainda para homenagear a mulher artesã.
A feira de artesanato decorrerá na praça Azambuja, na cidade de Igreja, e contará com a participação de pelo menos 23 artesãos, dos quais oito são imigrantes africanos convidados para participar na feira.
Além da exposição de artesanato haverá um espaço para exposição de plantas ornamentais e outro dedicado à música ao vivo.
A autarquia espera que a feira municipal de artesanato seja mais uma montra para a venda dos produtos artesanais, assim como um espaço de partilha de experiência entre criadores locais e de outras paragens.
A realização da feira de artesanato enquadra-se nas acções constantes do programa de governação para o mandato de 2020/24, que visa a implementação de uma agenda cultural integrada num território com forte identidade e dinamismo culturais.
Além da agenda cultural integrada, o programa de governação prevê a elaboração do plano estratégico da cultura, criação de um gabinete da cultura, investimento na preservação do património histórico-cultural com destaque para elevação de talaia-baixo (género musical) a património nacional.
Prevê ainda a instalação do “museu do povo” para reconstruir a história da vida de várias personalidades dos Mosteiros que se destacaram nas mais diversas áreas e domínios, através de bustos e monumentos em homenagem a memória dessas personalidades.
Inforpress/Fim