O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
São Filipe: Hospital regional de São Filipe ganha equipamento de cirurgia no dia da N.S. Conceição criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 3
FracoBom 
Escrito por Admin   
08-Dez-2013

São Filipe, 08 Dez (Inforpress) – O centro cirúrgico do hospital regional do Fogo passa a dispor, a partir de hoje, dia da Nossa Senhora da Conceição, de um novo equipamento utilizado nas intervenções cirúrgicas.

Trata-se, segundo o delegado de Saúde de São Filipe, Luís Sanches, de um bisturi termóstato que é utilizado nas intervenções cirúrgicas.

Luís Sanches explicou que o equipamento, doado pela Casa das Bandeiras, através de parcerias com médicos cabo-verdianos radicados nos Estados Unidos da América, é moderno e diferente dos bisturis de aços que “provocam mais sangramento” e “outras complicações”.

“É um equipamento que corta e faz automaticamente a electrocoagulação”, disse Luís Sanches, acrescentando que isso evita que o paciente sangre mais, além de permitir uma melhor intervenção do cirurgião.

O médico destacou a colaboração da Casa das Bandeiras com o Ministério de Saúde, salientando que a delegacia dos Mosteiros recebeu este ano um aparelho de ecografia e agora a de São Filipe um novo equipamento que “representa uma mais-valia” e melhoria da “qualidade das intervenções”.

A nível de Saúde, Luís Sanches disse que nos dias 16 e 17 de Dezembro, realiza-se, nos Mosteiros, o fórum de saúde para a região Fogo e Brava, para discutir toda a problemática da saúde na região (sector público como privado) e propor medidas de melhoria para próximos tempos.

Uma das melhorias, segundo o mesmo, é a construção do hospital regional, afectação de mais profissionais e equipamentos para a saúde de toda a população das ilhas do Fogo e da Brava.

Quanto à construção do hospital regional do Fogo, cujo lançamento da primeira pedra foi prometida pela ministra de Saúde, ainda antes do final de 2013, Luís Sanches afirmou que poderá acontecer durante a realização do fórum, cuja abertura será presidida pela ministra da Saúde, Cristina Fontes Lima.

JR

Inforpress
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley

Copyright 2007. All Rights Reserved.
busy
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2017 Portal da Ilha do Fogo
Home