O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
Centro de dados de Cabo Verde a funcionar antes do fim do ano criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 1
FracoBom 
Escrito por DR   
28-Jul-2012
O gestor do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) disse hoje que o centro de dados (data center) de Cabo Verde, situado na Cidade da Praia, vai estar a funcionar antes do fim deste ano.
Jorge Lopes falava aos jornalistas à margem de um workshop sobre o programa de reforço das novas tecnologias de informação “Mundu Novu”, promovido pelo Ministério da Educação e Desporto, na capital do país. 

Segundo aquele gestor, o centro de dados faz parte da primeira fase do projecto da construção do Centro Tecnológico financiado pela China num valor total de 17 milhões de dólares (cerca de 1.5 milhões de contos), sendo que o centro de dados tem um custo de quatro milhões de dólares (aproximadamente 344 mil contos).
 

O “data center”, situado na Achada Grande, abrange a montagem de
um centro de dados e uma central de operações para gerir a central de dados no qual vão estar concentradas todas as informações da governação electrónica.
 

“Estamos a cumprir a primeira fase do projecto do Centro Tecnológico de Cabo Verde e a segunda vai arrancar em breve, sendo que esse centro de dados do Estado de Cabo Verde vai ter um nível de segurança de topo e vai estar a funcionar antes do fim do ano”, indicou.
 

O empreendimento, que teve o arranque da sua construção em Março de 2010, é o primeiro do género instalado no arquipélago.
 

O centro de dados tem por objectivo criar novas oportunidades económicas e, para além de potenciar a missão do NOSI, vai abranger áreas da Educação (programa “Mundu Novu”), Saúde e E-Governement.
 

O Centro Tecnológico de Cabo Verde, que vai se situar na Achada Grande, nas instalações do antigo aeroporto da Praia, ocupando uma área ocupada 11 mil metros quadrados, está inserido no projecto de ‘upgrade’ da plataforma de governação digital.
 

DR

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley

Copyright 2007. All Rights Reserved.
busy
 
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2017 Portal da Ilha do Fogo
Home