O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
Vinhos do Fogo vão ser apresentados na 21ª exposição anual de vinhos nos EUA criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 4
FracoBom 
Escrito por AB   
16-Jan-2012

Os vinhos do Fogo, especificamente Sodade e Chã, produzidos pelos viticultores de Achada Grande-Relva (Mosteiros) e de Chã das Caldeiras caminha cada vez mais para a sua internacionalização efectiva, com a sua participação pela primeira vez, na 21ª exposição anual de vinhos, na cidade norte-americana de Boston, que se inicia hoje, 16 e prolonga-se até o próximo domingo, 22.

vinhos.jpeg

Chã e Sodade serão apresentados pelo empresário cabo-verdiano, Arlindo Correia, proprietário da loja “Cape Verdean Liquor & Wine Cellar” e do restaurante Laura, na cidade de Dorchester.

Informações avançadas pelo asemanaonline, dão conta que para chegar aos EUA as duas marcas de vinho do país recebem licença federal na capital norte-americana, Washington D.C. Mas apenas podem ser comercializados em estados para os quais estão licenciados. Recorde-se que após um acordo assinado há cerca de dois anos, a Efectivo e a Wine Resources – as duas empresas portuguesas – são responsáveis pela internacionalização dos vinhos do Fogo, exportando maioria da sua produção para Portugal e Estados Unidos.

Para compensar a ainda baixa produção existente, os empresários pretendem alargar o negócio a outros produtos tradicionais cabo-verdianos, como são exemplo o café de Cabo Verde, os doces tradicionais ou os licores característicos de cada uma das ilhas que possam representar uma mais-valia para a exportação.

O investimento destinado para esta primeira fase do projecto está avaliado em cerca de 25 mil contos e é apoiado desde início pela Cabo Verde Investimentos.

Actualmente, os números da produção dos vinhos no Fogo rondam as 160 mil garrafas produzidas por ano – cooperativas de Chã e de Sodade. Já com o projecto vitivinícola de Maria Chaves e do Monte Losna podem vir a contribuir para o aumento considerado necessário para atingir uma verdadeira política de exportação.

No ano de 2011 adega cooperativa de Chã das Caldeiras produziu 106 mil litros dos vinhos, branco, tinto e rosé, correspondente a mais de 130 mil garrafas de 0.75 litros cada. O aumento da produção foi superior a 20 por cento, em comparação com o ano de 2010.

Já a Adega do Vinho Sodade, dos Viticultores da Achada Grande, Corvo e Relvas, da região dos Mosteiros, colocou no mercado 30 mil garrafas de vinho tinto, branco e rosé, com 0.75cl cada.
 
 
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2017 Portal da Ilha do Fogo
Home