O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
Jovem cabo-verdiano vence concurso de ideias em Portugal criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 1
FracoBom 
Escrito por AB   
27-Out-2011

O jovem cabo-verdiano, Waldir Pimenta, mestre em Informática pela Universidade do Minho (Portugal), arrebatou um dos Prémios Fraunhofer Portugal Challenge - ligado à maior organização europeia de investigação aplicada na área das engenharias - na categoria master.

Waldir Pimenta, que concluiu o mestrado em Informática, foi premiado no concurso de ideias Fraunhofer Portugal Challenge e ficou em segundo lugar na categoria de Mestrado. Este jovem idealizou um sistema de reconhecimento facial que é mais rápido e eficiente a realizar esta exigente tarefa do que os sistemas actuais, usando técnicas inovadoras. Waldir Pimenta recebeu um prémio científico de 1000 euros.

Com o trabalho "Automated Face Recognition using 3D Shape Extracted from 2D Images" Waldir Pimenta propõe  um método que agiliza o processo de reconhecimento facial, baseado na normalização da pose e das expressões faciais, mantendo no entanto a forma facial (as estruturas rígidas da face).

O Fraunhofer Portugal Challenge foi uma iniciativa organizada pelo AICOS, centro de investigação que faz parte da associação Fraunhofer, gigante alemão da investigação e desenvolvimento científico. Os concorrentes apresentaram ideias inovadoras com possibilidade de fazer a diferença no dia-a-dia das pessoas. Das muitas candidaturas recebidas de universidades de todo o país, o júri escolheu seis finalistas (três na categoria de Mestrado e três na de Doutoramento), e os autores apresentaram-nas publicamente na sessão de encerramento do concurso, a 20 de Outubro, nas instalações do Fraunhofer AICOS, no Porto.

Waldir Pimenta é um ex-colaborador d’A Semaninha, projecto do A Semana que integra crianças e jovens procurando estimular nelas as suas capacidades nos domínios da comunicação social e das tecnologias da Informação.
 
 
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2017 Portal da Ilha do Fogo
Home