O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
COMUNICAÇÃO SOCIAL EM CABO VERDE criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 2
FracoBom 
Escrito por Lucílio F. Alves   
04-Set-2009
Não há sociedade democrática sem meios de Comunicação Social democráticos.
A constituição da República de Cabo Verde reconhece a natureza pública da área de comunicação e a sua importância para a nação. Embora ela vigore há alguns anos, os artigos sobre a comunicação social ainda tem ajustes a ser feitas e regulamentadas.

Para complicar ainda mais, a comunicação tornou – se mais complexa do que se imagina. Passamos a conviver com a convergência da tecnologia, acelerado pelo desenvolvimento dentro dessa área no mundo todo. Com o rápido crescimento daqui a pouco vai chegar o mundo da digitalização no meio de comunicação social. Diante disso precisamos de novas Leis que dêem conta dos novos problemas, alguns históricos no sector, e das implicações sociais econômicas, culturais e políticas produzidas pelas novas tecnologias. Precisamos de encontros de representantes de todas as ilhas, do Estado e das Empresas responsáveis pela comunicação para debater e propor políticas públicas e formulas de controle público esclarecedoras sobre o assunto. 

Não há democracia na comunicação social Cabo-Verdiana         

Quando você abre uma torneira e sai água suja, o que você faz? Reclamar pelo órgão responsável pela qualidade da água, você não permitirá que sua família beba água suja. Quando você liga a Televisão ou o Rádio e recebe conteúdos sujos de má qualidade o que pode ser feito? Praticamente nada! Pois você e sua família precisam de meios de comunicação para se informar, tomar decisões, você precisa ter esses meios ligados! 
           

Não adiante reclamar para a empresa de comunicação, pois, na prática, ela não esta submetida a nenhum controle! Quer dizer você e sua família é obrigada a conviver com muitos programas que deseducam.    
           

Esse é um dos principais problemas: não há controle publico sobre o conteúdo transmitido pelas Empresas de comunicação. Para piorar muitas famílias não consegue perceber que suas vidas são invadidas por programas e notícias desnecessário e pouco educativo que percorre a todo o momento. Como não há debate sobre a comunicação é difícil perceber quando um determinado programa é prejudicial.
           

Os problemas não param por aí. Como as empresas de comunicação praticamente fazem o que querem o que bem entender, elas tende a si preocupar só com o lucro. Adotam novas formas de tecnologia de acordo com os seus interesses.

São muitas as questões que envolvem a comunicação social que nos dizem respeito diretamente. Por isso é necessário encontros Nacionais e Municipais de comunicação, onde é importante a participação da comunidade acadêmica do curso de comunicação social, Jornalismo Publicidade e Propaganda, Rádios, TV e Jornais.

Outro ponto importante a ser discutido nesse encontro poderia ser a respeito do financiamento público de publicidades para emissoras de TV, Rádios e Jornais. Os Jornais hoje a maioria sobre o domínio de partidos políticos, algo que podia ser bem analisado e discutido.

Reflexão 
           

“O Jornalista precisa ser crível para o público, senão ele não serve como contrapoder. Deve repensar a sua profissão, levando em consideração as pressões políticas, econômicas, o crescimento das novas tecnologias, além do fato, é claro, de que o publico se tornou mais critico” (Dominique Wolton – Sociólogo Francês)      
 
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley

Copyright 2007. All Rights Reserved.
busy
 
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2017 Portal da Ilha do Fogo
Home