O nosso Djarfogu virtual almeja ser o ponto de encontro de foguenses e amigos di Nós Stimadu Djarfogu independentemente da simpatia político-ideológica, credo ou outro elemento que nos possa diferenciar neste rico, maravilhoso e latente universo cultural foguense que se estende de Ladjeta, tâ pasâ pa Praia, Europa, tê Merka.
mais

Participe e dê o seu contributo nos debates deste Fórum.

entrar

Qual é a sua opinião sobre a ideia do Projecto Portal da Ilha do Fogo?
 
Médicos do Francisco de Assis não evitam amputação de perna a idoso mas restituem-lhe a visão criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
Classificação: / 1
FracoBom 
Escrito por JF   
11-Ago-2008
Os médicos do Hospital Francisco de Assis, em São Filipe, no Fogo, conseguiram dar ao bravense Marciano Santos, de 83 anos, uma nova razão para viver.

Embora necessitasse de amputar a perna esquerda, devido a complicações relacionadas com a diabetes, Marciano Santos conseguiu recuperar plenamente a visão, graças a uma operação às cataratas, e sente-se agora mais feliz, segundo nos dá conta a Inforpress. 
 

Afectado por múltiplas complicações de saúde, como diabetes, cegueira no olho direito e surdez, Marciano Santos sabia que ao dar entrada, no início de Agosto, no hospital cirúrgico São Francisco de Assis dos Padres Capuchinhos, na cidade de São Filipe, iria ser submetido a uma intervenção cirúrgica para amputação da perna esquerda.  


A equipa médica, face ao estado de saúde do idoso, não tinha outra alternativa que não a amputação e o próprio paciente veio convicto de que regressaria à ilha Brava sem parte do seu corpo.
Mas os médicos do Hospital dos Capuchinhos, sensibilizados com a situação de Marciano Santos, e na impossibilidade de garantir o tratamento à sua perna sem recurso à amputação, quis oferecer ao paciente algo que lhe permitisse regressar à terra natal com razões para continuar a viver. 


Assim, a direcção do hospital aproveitou a vinda de uma equipa jovem de oftalmologia, que fez uma intervenção cirúrgica às cataratas, permitindo a este ancião da Brava recuperar plenamente a sua visão. 
 


Ainda hospitalizado no Francisco de Assis, Marciano Santos sente-se feliz com a recuperação da visão plena que, ao que tudo indica, lhe mais felicidade do que a tristeza de ter perdido uma perna. Aliás, este era o objectivo da própria equipa médica do hospital. 
 


 
A directora da instituição, Anna Bonamico, disse que casos como este dão mais razões para a equipa continuar a trabalhar. “Se o paciente não puder deslocar-se e ouvir, pelo menos tem a visão para viver e compreender a vida”, explica a médica. 


A operação foi efectuada pelos especialistas Valerio Piccirillo e Giammaria Daniele, amigos do Hospital São Francisco.


Durante três semanas, estes dois cirurgiões já restituíram a visão plena, através de cirurgias às cataratas, a cerca de duas dezenas de pessoas das ilhas do Fogo e da Brava.
  
Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley

Copyright 2007. All Rights Reserved.
busy
 
 


Investir na Ilha do Fogo


Consulte aqui o seu email: nome@fogo.cv

entrar

Publicite aqui
Publicite aqui
Publicite aqui

copyright © 2014 Portal da Ilha do Fogo
Home