O majestoso vulcão da ilha de Fogo, o maior atrativo turístico da ilha e do país, situado a 20 km da Cidade de Cova Figueira, surge do coração de Chã das Caldeiras e atinge os 2.829 metros sobre o nível médio do mar. Da mesma cratera, o esbelto cone do Pico do Fogo desdobra suas cores cinzentas e vermelhas pelas escórias que o envolve, até alcançar tons mais escuros para terminar num negro intenso e azul de lavas, que um dia avançaram sobre os cultivos e pequenos assentamentos humanos, deixando por terra as benfeitorias das pessoas que ali habitavam.
Entre escórias acinzentadas e cinzas vulcânicas, destacam-se de uma forma brilhante, no mês primaveril de Março, os primeiros gomos da videira, de variedade Moscatel Branca, que darão lugar, nos próximos meses, ao excelente vinho, de sabor a fruta e de aroma denso e complexo, produzido pela Associação dos Agricultores de Chã.
No events |
François Louis Armand Fourcheut De Montrond
01 March 2018Henrique Teixeira de Sousa
17 January 2018Nhô Aníbal
17 January 2018Um espaço privilegiado de convívio, de diálogo, de divulgação de opiniões acerca de tudo o que tem a ver com a Ilha do Fogo; um canal de ligação e de “mata sodadi” de todos os foguenses espalhados pelo mundo fora e que se preocupam com o desenvolvimento do seu torrão natal. (Editorial)
Email:
pdjarfogo@gmail.com